Ir direto para menu de acessibilidade.
Pagina Inicial Comunicados

Comunicados Secretaria de Tecnologia da Informação

Acessos: 2016
À comunidade universitária,

Como relatamos em 08 de junho de 2021 por meio do InfoUnB, diversos órgãos do governo federal vêm sofrendo ataques cibernéticos. Hoje (26 de julho de 2021), vários usuários relataram o recebimento de mensagens eletrônicas (e-mails) solicitando a troca de certificados do WebMail.  Alertamos que a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) não encaminha mensagens (e-mails) para troca ou atualização de senhas ou de dados que não sejam solicitadas pelo próprio usuário.  Destacamos que a UnB utiliza o Outlook do Office 365 e não mais o webmail.unb.br para envio e recepção de mensagens de correio eletrônico.

A STI alerta à comunidade quanto aos riscos de responder a e-mails que solicitam dados pessoais, troca/atualização de senhas, dados bancários ou algum tipo de auxílio financeiro. Apesar de utilizarmos ferramentas de antispam e de antivírus no serviço de correio eletrônico, ataques de phishing e de engenharia social estão cada vez mais elaborados, dificultando a sua identificação de forma automatizada.

Assim, recomendamos cautela redobrada ao abrir anexos ou clicar em links de mensagens de origem desconhecida, que podem representar um risco. Ao receber uma mensagem suspeita ou de um remetente desconhecido, utilize o seu leitor de correio eletrônico para classificar a mensagem como spam ou phishing, de forma que o sistema possa classificar novas mensagens corretamente. Para tal, basta seguir os seguintes passos no Outlook:

1 - Clique com o botão direito do mouse na mensagem suspeita;

2 - Selecione a "Opção de segurança"

3 - Marque a mensagem como lixo eletrônico ou Phishing.

Em caso de dúvidas, o usuário poderá contatar a Equipe de Tratamento e Respostas de Incidentes Cibernéticos (ETIR/UnB), pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. A página da ETIR/UnB  (https://etir.unb.br/) também possui diversas informações relevantes para orientar e aprimorar a segurança dos usuários, dentre elas, a Cartilha de Segurança da Internet, produzida pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança (CERT/BR), que pode ser baixada diretamente no site https://cartilha.cert.br/ .

A STI se coloca à disposição para qualquer esclarecimento que se faça necessário sobre o tema.

Atenciosamente,

Secretaria de Tecnologia da Informação