Setores da STI
Direção
Direção
Compete o planejamento, a coordenação, a supervisão e o controle de atividades de tecnologia da informação e comunicação, bem como o tratamento e a segurança da informação.
Vice Direção
O Vice-Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação será indicado pelo Diretor da STI e sua competência principal é substituir o Diretor da Secretaria nas suas faltas e impedimentos onde exercerá as atribuições delegadas pelo Diretor da STI.
Além disso, as ações internas do Vice-Diretor da Secretaria e sua equipe estarão voltadas em apoiar e assessorar as demais áreas da STI sempre que for necessário ou solicitado pela Direção e/ou demais setores internos da STI em primazia do bom funcionamento do órgão de TI para alcançar a excelência dos serviços prestados por esta unidade.
A pedido da Direção, o Vice-Diretor poderá criar, acompanhar e extinguir grupos de trabalho, comissões especiais em caráter permanente ou transitório, para fins de estudos ou de execução das atividades de interesse da Secretaria.
Demais funções da Vice Direção da Secretaria:
- Estar em consonância com a Direção da Secretaria nas questões institucionais relativas à TIC, além de apoiar ao Diretor nas tomadas de decisões, na elaboração dos relatórios de gestão e na confecção de documentos oficiais emitidos pela Secretaria;
- Exercer o poder disciplinar na esfera de suas atribuições;
- Participar da elaboração, em conjunto com os demais gestores da Secretaria, do planejamento estratégico de TI (PETI) e planos diretores de TI anuais (PDTI);
- Apoiar e prestar consultoria técnica, quando solicitado, às Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão, Centros, Núcleos e Unidades Administrativas da Universidade de Brasília no que tange aos recursos e ao emprego das TIC na UnB.
- Subsidiar a criação, a mensuração e o acompanhamento dos indicadores dos serviços de TIC administrados pela STI.
Conselho Consultivo
Ao Conselho Consultivo compete o assessoramento, à direção da Secretaria de Tecnologia da Informação, quanto à determinação de políticas, diretrizes e metas da STI, bem como a participação na tomada de decisões administrativas internas.
O Conselho Consultivo realizará reuniões ordinárias periódicas e, quando necessário, extraordinárias, com a presença dos seus integrantes e sob a presidência do Secretário de Tecnologia da Informação ou membro indicado por este. Pelo menos uma vez por ano, promoverá reunião plenária ou seminário destinados, especificamente, à avaliação da execução das metas, estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI e no Plano Diretor de Tecnologia da Informação - PDTI elaborando relatórios que serão encaminhados às instâncias superiores correspondentes.
Integram o Conselho Consultivo da Secretaria de Tecnologia da Informação, todos com direito a voto:
- O Secretário de Tecnologia da Informação do órgão, como seu presidente;
- O gestor da Coordenadoria de Gestão e Planejamento;
- O gestor da Diretoria de Operações e Serviços;
- O gestor da Diretoria de Sistemas da Informação;
- Um representante de cada coordenadoria, divisão e núcleo da STI; e
- Três representantes dos servidores da STI.
Nas faltas e impedimentos do presidente do Conselho, este designará dentre os demais membros, seu substituto.
Coordenadoria de Gestão e Planejamento (CGESP)
Administrativo
O Núcleo Administrativo é responsável por assessorar a Coordenadoria de Gestão e Planejamento nas ações de organização, logística, tramitação de documentos, gestão de pessoas, além de outras atribuições definidas no regimento interno da STI.
Aquisições
A Divisão de Aquisições e Contratações de TIC é responsável por realizar os processos de aquisição e gestão de contratos de TI, identificando e coordenando iniciativas de melhorias operacionais, além de outras atribuições definidas no regimento interno da STI.
Governança
A Divisão de Apoio à Governança de TIC é responsável por assessorar os Serviços da STI nas ações de planejamento, coordenação, supervisão, monitoramento e controle das iniciativas realcionadas à prestação de serviços de TI, além de outras atribuições definidas no regimento interno da STI.
Capacitação
O Núcleo de Capacitação é responsável por organizar, controlar e executar as atividades voltadas para capacitação dos servidores da STI, visando estimular e identificar competências por meio de capacitação e desenvolvimento organizacional, além de outras atribuições definidas no regimento interno da STI.
Diretoria de Operações e Serviços (DOS)
Coord. Redes
A Coordenadoria de Redes e Infraestrutura (CRI) pertence à Diretoria de Operações e Serviços da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade de Brasília (UnB). Suas atividades são divididas, basicamente, em duas grandes áreas de atuação. A seguir estas duas áreas serão apresentadas juntamente com as suas atividades correlatas no âmbito da REDUnB (Rede de Comunicação da Universidade de Brasília):
Técnica: Configuração, instalação, suporte, manutenção e monitoramento de ativos de redes tais como comutadores de dados (switches), pontos de acessos corporativos (access points - AP), controladoras e roteadores de grande porte; disponibilização e configuração de segmentos de endereçamentos IP (Internet Protocol) e planejamento para o desenvolvimento do ambiente da rede cabeada e sem fio (wireless).
Salas de rack – Manutenção da infraestrutura dos racks distribuídos pelo campus da universidade que consiste em acompanhar a organização das salas de rack e realizar especificações técnicas para aquisição de racks e equipamentos de rede.
No-Breaks - Acompanhamento de no-breaks instalados nas salas de rack distribuídos pelo campus da universidade que abarca monitorar o funcionamento dos No-breaks, solicitações de ordens de serviço junto a DIMEQ, acompanhar ordens de serviço abertas, atestar a execução das ordens de serviço da DIMEQ e solicitar a manutenção externa de no-breaks, quando necessário, mediante a obtenção de orçamentos e/ou propostas das empresas especializadas.
Atuar junto a Prefeitura do Campus - PRC - Acompanhamento de serviços realizados pela PRC em questões de infraestrutura prediais relacionadas direta ou indireta com a RedUnB, o que abrange acompanhar e sugerir mudanças nas execuções de obras de infraestrutura e organização dos racks pela PRC, inclusive dentro da STI, sugerir conexões em novas instalações prediais ligadas à infraestrutura de cabeamento de rede e atestar ordens de serviços da PRC.
Fibra Óptica - Serviço relacionado à estruturação da malha de fibra óptica do campus da universidade que compreende manter e supervisionar o backbone de fibras ópticas dos campi e campus da universidade, disponibilizar e manter atualizado o mapa da topologia de rede dos campi e campus da universidade, fazer a interconexão de novos prédios ao backbone da UnB com apoio técnico de empresas especializadas mediante a obtenção de orçamentos e/ou propostas de execução do serviço, fornecer fibra óptica para conexão de DIO’S e Switch’s e realizar testes de funcionamento de fibra óptica.
Estratégica: Análise de anomalias da rede de forma preventiva; elaboração de documentação de referência técnica para licitações no âmbito do rol de redes de dados e estudo de novas tecnologias e protocolos para implementação e atualização na infraestrutura da REDUnB.
Data Center
A Divisão de Data Center pertence à Diretoria de Operações e Serviços da STI da Universidade de Brasília.
Esta Divisão é responsável em manter e administrar todo o parque computacional alocado nas dependências da Sala Cofre da STI no que diz respeito aos equipamentos Blades, Storages, Data Domain, Tape Library, e aos serviços ambiente de virtualização e kubernetes, além de estudos de viabilidade técnica e seus correlatos.
Esta unidade está alocada fisicamente no Prédio da STI, situado no Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte Brasília - Distrito Federal, Caixa Postal: 04505 CEP: 70910-900.
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Divisão de Atendimento ao Usuário
A Divisão de Atendimento ao Usuário (DAU), subordinada à Diretoria de Operações e Serviços (DOS/STI/UnB), tem por finalidade prover atendimento técnico inicial e especializado de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) disponibilizados pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) às Unidades Acadêmicas e Administrativas da Universidade de Brasília.
A DAU desenvolve ações e fornece serviços de TIC, necessários ao cumprimento da missão institucional da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), por meio da adoção das melhores práticas de gestão, primando pela qualidade e satisfação dos usuários. Dentre os serviços disponibilizados por essa Divisão, encontra-se a central de atendimento aos usuários, que é o principal canal de suporte para as Unidades Acadêmicas e Administrativas.
Esta central de atendimento pode ser acionada por meio do telefone (61) 3107- 0102 (opção1) ou pelo portal de serviços www.servicostic.unb.br , onde é possível aos servidores (técnicos administrativos e docentes) registrarem seus chamados conforme catálogo de serviços disponibilizado. O login de acesso ao portal é o e-mail institucional do servidor sob o domínio @unb.br e a sua senha.
Atualmente o suporte técnico de 1º e 2º níveis (central de atendimento e suporte presencial) é prestado com o apoio de uma empresa contratada. A gestão e fiscalização do contrato são de responsabilidade da STI, com o apoio da comunidade universitária.
O funcionamento da central de atendimento ocorre de segunda-feira a sexta-feira de 08:00h às 18:00h, exceto feriados
Serv. Especializados
A Coordenadoria de Serviços Especializados pertence à Diretoria de Operações e Serviços da Secretaria de Tecnologia da Informação da Universidade de Brasília.
Esta Coordenadoria é responsável em administrar, manutenir e monitorar os serviços especializados de TI disponibilizados pela STI à toda a comunidade acadêmica, como por exemplo a administração do serviços de nomes de domínio da UnB - DNS/UnB, Active Directory - AD/UnB, Correio Eletrônico Institucional e Acadêmico da UnB, Serviço de Outsourcing de Impressão, Sistema de Monitoramento de Ativos de TI - ZABBIX, Sistema de Backup em meio magnético e storage do parque computacional alocado nas dependências da Sala Cofre da STI, Serviços de Infraestrutura dos Sistemas SEI e SIG-UnB e seus correlatos.
Esta unidade está alocada fisicamente no Prédio da STI, situado no Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte Brasília - Distrito Federal, Caixa Postal: 04505 CEP: 70910-900.
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Segurança
A Coordenadoria de Segurança da Informação - (CSI), vinculada à Diretoria de Operações e Serviços da Secretaria de Tecnologia da Informação de Universidade de Brasília, é responsável por promover soluções em tecnologias da informação e da comunicação relacionados à segurança da informação que apoiem o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas, visando minimizar a incidência e o impacto de incidentes de segurança da informação no âmbito da UnB. Dentre as responsabilidades da CSI:
*Gerenciar Sistemas Antivírus;
*Tratamento dos incidentes de segurança;
*Administração de Firewalls;
*Gerenciar a distribuição de atualizações de softwares para estações de trabalho;
*Gerenciamento de Políticas de Segurança;
*Demandas de auditoria;
*Homologações de softwares para uso;
*Análise de vulnerabilidades;
*Realizar e acompanhar estudos de novas tecnologias quanto a possíveis impactos na segurança da informação e comunicação;
*Propor melhorias à segurança da informação e comunicação no âmbito da UnB.
Conforme definição do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), segurança da informação é um conjunto de ações que objetivam viabilizar e assegurar a disponibilidade, a integridade, a confidencialidade e a autenticidade das informações. Nas instituições governamentais, a segurança está relacionada a proteger tudo aquilo que possui valor para o órgão ou entidade da Administração Pública Federal, ou seja, os ativos de informação, as pessoas e a sua imagem.
Esta unidade está alocada fisicamente no Prédio da STI, situado no Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte Brasília - Distrito Federal, CEP: 70910-900.
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Diretoria de Sistemas de Informação (DSI)
Acadêmicos
A Coordenadoria de Sistemas Acadêmicos é responsável por desenvolver, prestar suporte e realizar manutenções corretivas, adaptativas e evolutivas nos sistemas de informações acadêmicos.
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Administrativos
A Coordenadoria de Sistemas Administrativos é responsável por desenvolver, prestar suporte e realizar manutenções corretivas, adaptativas e evolutivas nos sistemas de informações administrativos.
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Pessoal
A Coordenadoria de Sistemas de Pessoal é responsável por desenvolver, prestar suporte e realizar manutenções corretivas, adaptativas e evolutivas nos sistemas de informações de pessoal.
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Sites
A Coordenadoria de Sites Corporativos é responsável por disponibilizar os recursos de software e hardware em ambiente de homologação e produção, disponibilizando as hospedagens dos sites nos servidores web da Secretaria de Tecnologia da Informação. Manter a infraestrutura necessária para o funcionamento dos sites, reservando-se a realizar manutenções preventivas e/ou corretivas nos servidores web e na tecnologia utilizada sem aviso prévio.
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Estratégia de Dados
A Coordenadoria de Estratégia de Dados é responsável por proporcionar a disponibilidade, confiabilidade, integridade e guarda dos Bancos de Dados sob a custódia da Secretaria de Tecnologia da Informação.
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