Perguntas e Respostas
Respostas para as perguntas mais frequentes. Selecione um dos grupos de assuntos para expandir o conteúdo.
Caso tenha mais alguma dúvida, entre em contato conosco: Contato STI
Abertura de chamados
Como abrir um chamado
Como faço para acessar o Portal de Serviços (servicostic) e registrar um chamado? |
Resposta: Acesse o endereço www.servicostic.unb.br, na tela de login informe seu e-mail da UnB (sem o "@unb.br") e a senha de acesso ao e-mail. Caso encontre dificuldades com acesso, entre em contato com a Central de Atendimento ao Usuário pelo telefone (61) 3107-0102 (Opção 1 - atendimento ao usuário). |
Acadêmico
Matrícula Web
Estou com dúvidas/dificuldades para acessar o MATRÍCULA WEB, o que devo fazer? |
Resposta: Entre em contato com o Suporte ao Aluno para obter orientações. e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. |
Menção Web
Preciso de ajuda com o MENÇÃO WEB, o que devo fazer? |
Resposta: Acesse a página de ajuda (Clique aqui) ou ligue para: (61) 3107-0509. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. |
Sistemas Acadêmicos
Tenho problemas com outros SISTEMAS ACADÊMICOS, o que devo fazer? |
Resposta: Entre em contato com o SUPORTE TÉCNICO DE TI para receber a devida orientação. Site: www.servicostic.unb.br Telefone: (61) 3107-0102 Atendimento: Das 08h00 às 17h00. |
Rotina Acadêmica
Tenho dúvidas com outros assuntos relacionados à rotina acadêmica, qual é o órgão responsável por isso? |
Resposta: A Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) é responsável pelo registro de todos os estudantes admitidos, incluindo-os no cadastro de discente da UnB, em seus respectivos sistemas de graduação, pós-graduação e extensão. A SAA responde, ainda, pela execução de todas as todas as rotinas acadêmicas, pela expedição de documentos acadêmicos, atestados, certificados, diplomas, matrícula e, também, pelo registro e pelo controle de todas as atividades acadêmicas da Universidade. Para mais informações acesse: http://www.saa.unb.br/ |
Acesso à UnB
Graduação e Pós-graduação
Como faço para estudar na UnB? |
Resposta: Acesse o site da UnB para obter mais informações ou clique aqui para verificar as formas de ingresso. Vestibular e seleções: Cebraspe: https://www.cebraspe.org.br/ Fone: (61) 3448-0100/0110 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. UnB: http://unb.br/ |
Serviços
- Rede WIFI e Cabeada
- Impressoras
- Sítios Corporativos
- Sistemas Corporativos
- Base de Dados e Periódicos
- Abertura de Chamados
- Serviços da STI
- Videoconferência
- InformeUnb
Rede WIFI e Cabeada
Tenho dúvidas com o uso e configuração da rede Cabeada/WIFI, como devo proceder? |
Resposta: As informações relativas ao Serviço de Redes e Conectividade estão disponíveis no Portfólio de Serviços no site da STI (clique aqui). Lá será possível consultar Normas, Tutoriais e Orientação Técnica para a configuração do seu dispositivo. Caso necessite de mais alguma informação, entre em contato com o Suporte Técnico de TI para receber a devida orientação. Site: www.servicostic.unb.br Telefone: (61) 3107-0102 Atendimento: Das 08h00 às 17h00. |
Impressoras
Tenho dúvidas quanto ao uso de impressoras, como devo proceder? |
Resposta: As informações relativas ao SERVIÇO DE IMPRESSÃO estão disponíveis no PORTFÓLIO DE SERVIÇOS no site da STI (clique aqui). Lá será possível consultar Normas, Tutoriais e Orientação Técnica para a configuração de impressoras. Caso necessite de mais alguma informação, entre em contato com o Suporte Técnico de TI para receber a devida orientação. Site: www.servicostic.unb.br Telefone: (61) 3107-0102 Atendimento: Das 08h00 às 17h00. |
Sítios Corporativos
Tenho dúvidas relacionadas aos SÍTIOS CORPORATIVOS, como devo proceder? |
Resposta: As informações relativas aos Sítios Corporativos estão disponíveis no PORTFÓLIO DE SERVIÇOS no site da STI (clique aqui). Lá será possível consultar Normas, Tutoriais e Orientação Técnica. Caso necessite de mais alguma informação, entre em contato com o Suporte Técnico de TI para receber a devida orientação. Site: www.servicostic.unb.br Telefone: (61) 3107-0102 Atendimento: Das 08h00 às 17h00. |
Sistemas Corporativos
Tenho dúvidas relacionadas aos SISTEMAS CORPORATIVOS, como devo proceder? |
Resposta: Entre em contato com o Suporte Técnico de TI para receber a devida orientação. Site: www.servicostic.unb.br Telefone: (61) 3107-0102 Atendimento: Das 08h00 às 17h00. |
Base de Dados e Periódicos
Estou com dificuldades para acessar a BASE DE DADOS da BCE, como devo proceder? |
Resposta: O site da Biblioteca Central (BCE) disponibiliza as informações necessárias quanto ao acesso à Base de dados e Periódicos Capes. Tutorial acesso remoto (CAFe): Clique aqui. Mais informações quanto aos serviços da RNP: Clique aqui. Caso precise de outras orientações, entre em contato com o Help Desk Capes: E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Telefone: (61)3107-2676 Help Desk Capes: Clique aqui. |
Abertura de Chamados
Não consigo acessar o site www.servicostic.unb.br para abertura de chamados e/ou tratamento de dúvidas, como proceder? |
Resposta: É importante ressaltar que o acesso ao site é possível somente dentro da rede da UnB (seja a rede WIFI ou cabeada). No entanto, é possível realizar sua solicitação via telefone pelos números: (61)3107-0102. |
Serviços da STI
Onde encontro a lista de serviços da STI? |
Resposta: Os serviços disponibilizados pela STI estão disponíveis no Portfólio de Serviços (Clique aqui). |
Videoconferência
Em qual local são realizadas as videoconferências? |
Resposta: A partir de Fevereiro de 2019 as videoconferências serão realizadas apenas na Escola de Informática da STI. Localização: Campus Universitário Darcy Ribeiro - ICC Centro, sala 426 - subsolo. As solicitações para a reserva continuam pelo Portal de Serviços da STI |
InformeUnb
Qual é procedimentos para envio de divulgação de conteúdo nas listas de e-mail do [InfoUnB] e [InformeUnB]? |
Resposta: Envie a mensagem que deseja publicar para o endereço de e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com o título da mensagem, texto e anexos. O e-mail deve ser enviado através do e-mail institucional (domínio @unb.br) do Centro de Custo ou Departamento o qual será vinculado à mensagem. |
Aluno
Sou ALUNO e tenho problemas com o webmail, como faço para desbloquear/recuperar senha? |
Resposta: Para resolver problemas com acesso ao e-mail do aluno, favor entrar em contato diretamente com a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) e/ou visite o Portal do Aluno e verifique as orientações. Telefones: (61) 3107-0506/0521 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. Mais informações: http://www.sti.unb.br/cds-email-institucional, Portal do Aluno: https://aluno.unb.br/orientacoes |
Servidor
Sou SERVIDOR e tenho problemas com o webmail, como faço para desbloquear/recuperar senha? |
Resposta: Para resolver problemas com o acesso ao seu e-mail, como bloqueio ou perda de senha, você deve se dirigir a Escola de Informática da STI ou à própria Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), pois essas solicitações e resoluções devem ser feitas presencialmente. Localizações: + Escola de Informática: ICC Centro, sala 426 – subsolo. + Secretaria de Tecnologia da Informação: Campus Universitário Darcy Ribeiro – Gleba A – Próximo ao Cebraspe – CESPE/UNB. Horário de atendimento: Das 08h00 às 18h00. Mais informações: http://www.sti.unb.br/cds-email-institucional |
E-mail suspeito
Recebi uma mensagem solicitando a senha do meu e-mail e demais dados, o que devo fazer? |
Resposta: Alguns de nossos usuários têm recebido e-mails supostamente enviados pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), ou por qualquer outro nome alusivo aos administradores de e-mail da UnB com mensagens que versam sobre manutenção no sistema, possível expiração de conta de e-mail por falta de atualização e etc. Estas mensagens solicitam em algum momento que o usuário envie seu login e senha de e-mail, para supostamente confirmar sua identidade ou atualizar seus dados e ter o seu e-mail “validado pelo sistema”. Este centro NÃO solicita informações a seus usuários por e-mail em hipótese alguma. Qualquer mensagem similar a essa deve ser imediatamente descartada. |