E-mail Institucional
Os serviços ligados a esse portfólio visam prestar suporte aos docentes, técnico-administrativos e discentes regulares da Universidade de Brasília, no que tange ao e-mail institucional. Esses serviços possibilitam a comunidade acadêmica a troca de informações e o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas dos usuários da UnB.
Microsoft Office 365
Descrição
A Universidade de Brasília firmou um acordo de cooperação com a Microsoft visando a utilização da suíte de aplicativos Microsoft Office 365 Educacional – Office 365 versão A1, para todos os alunos regulares da UnB, seu corpo técnico administrativo e professores do quadro. Os usuários poderão ter acesso à suíte do Office 365 a partir de qualquer navegador internet. Dentre os benefícios deste acordo, podemos citar o incremento do espaço de armazenamento das contas de e-mail para 50 Gigabytes, 01 Terabyte disponível para armazenamento de arquivos na nuvem (OneDrive) além de acesso aos demais aplicativos da suíte office (Word, Excel, PowerPoint, Teams, OneNote, dentre outros).
Atividades
Para acessar a plataforma do Office 365 acesse o site https://www.office.com.
Se você é servidor da UnB ou responsável por uma conta de e-mail institucional, o login no Office 365 será o seu e-mail funcional ou institucional da UnB precedido do @unb.br e a mesma senha de acesso já usada anteriormente. Exemplo de login: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
Se você é aluno regular da UnB, seu login no Office 365 será a sua matrícula ativa de aluno precedida do @aluno.unb.br . Exemplo de login: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Dependência Técnica
Servidor(es) da UnB (Técnico e Docente), dúvidas sobre o Office 365, clique aqui.
Aluno regular da UnB, dúvidas sobre o office 365, clique aqui.
Leia também no site da SECOM mais informações sobre o Office 365 através do link:
https://noticias.unb.br/67-ensino/4367-estudante-tire-aqui-suas-duvidas-sobre-acesso-ao-sigaa-e-ao-office-365
Normas e Formulários
- Minuta do Acordo assinado entre a UnB e a Microsoft que regulamenta o uso da plataforma do Office 365 para os alunos regulares da UnB e seu quadro de servidores técnicos administrativos e professores.
- Site de Treinamento do Microsoft Office 365.
- Norma de uso seguro do correio eletrônico da UnB.
E-mail Web
Descrição
Após o acordo de cooperação entre a Universidade de Brasília e a Microsoft, a ferramenta de e-mail corporativo adotada pela UnB é o aplicativo Outlook da Microsoft que pode ser acessado de dentro da plataforma do Office 365 (https://www.office.com) ou diretamente no site do Outlook Web (https://www.outlook.com).
Atividades
Formulário para cadastro de e-mail institucional
Quem pode solicitar e-mail:
- Servidor (técnico-administrativo ou docente) do quadro ativo e aposentados da UnB;
- Servidor do quadro ativo responsável por algum projeto vinculado à UnB, assim como responsável por uma secretaria de curso, laboratório, centro de custo e demais órgãos da estrutura administrativa e acadêmica da UnB.
Como proceder para solicitar o e-mail:
- As solicitações deverão ser realizadas presencialmente, mediante apresentação do formulário preenchido e assinado pelo servidor solicitante ou responsável pelo centro de custo e correlatos com comprovante de vínculo com a Universidade de Brasília.
- Na impossibilidade de poder comparecer pessoalmente a STI, encaminhar o Formulário de cadastro preenchido de acordo com a solicitação (e-mail funcional ou institucional) e o comprovante de vínculo com a Universidade de Brasília - UnB para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou por meio de processo SEI, para a unidade de destino STI/CGESP/CAP.
- Documentos que podem comprovar vínculo com a UnB:
Ficha funcional, termo de posse, termo de compromisso, contracheque, cópia do crachá e cópia do contrato. Em caso de professor substituto, pesquisador colaborador ou de contrato temporário, enviar cópia do contrato atestado pelo DGP da UnB.
ALUNOS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Aluno regular da UnB tem direito a um e-mail institucional acadêmico enquanto estiver com a sua matrícula de aluno ativa dentro da Instituição.
Quando ocorrer o trancamento desta matrícula no sistema acadêmico ou o término do seu vínculo com a instituição por algum motivo qualquer, este e-mail será removido do sistema após 30 (trinta) dias corridos ao término do vínculo e o aluno perderá o acesso a plataforma do Office 365 da UnB.
O aluno regular não necessita solicitar seu e-mail a STI, pois este é gerado de forma automatizada após a inserção do mesmo no sistema acadêmico da Universidade de Brasília onde seguirá a seguinte nomenclatura (matrícula de aluno)@aluno.unb.br . Exemplo de e-mail de aluno: 20123456@O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Qualquer dúvida sobre a situação acadêmica do aluno da UnB deverá ser esclarecida junto à Secretaria de Administração Acadêmica (SAA/UnB).
Site da SAA: http://saa.unb.br
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefones: (61) 3107-0521/ 3107-0509 / 3107-0697
Portal do Aluno da UnB: https://aluno.unb.br/aluno-orienta
Dependência Técnica
Site Office 365: https://www.office.com
Site Outlook Web: https://www.outlook.com
Site de auxílio e aprendizado ao Office 365: https://support.microsoft.com/pt-br/microsoft-365
Site de sistema SEI/UnB: https://sei.unb.br
Servidor(es) da UnB (Técnico e Docente), dúvidas sobre o Office 365, clique aqui.
Aluno regular da UnB, dúvidas sobre o Office 365, clique aqui.
Cliente de E-mail
Descrição
A ferramenta oficial para administrar o e-mail institucional da UnB é o Outlook Web da Microsoft que pode ser acessado de qualquer navegador internet diretamente no site do Outlook na Web (https://outlook.com) ou internamente dentro da plataforma do Office 365 (https://office.com) .
Para aqueles usuários que desejarem usar um programa cliente de e-mail localmente no seu desktop, notebook ou smartphone, a Microsoft disponibiliza no seu site de suporte na página https://support.microsoft.com/pt-br/office/configura%c3%a7%c3%b5es-de-servidor-necess%c3%a1rias-do-seu-provedor-de-email-c82de912-adcc-4787-8283-45a1161f3cc3?ui=pt-br&rs=pt-br&ad=br um tutorial de como fazer esse tipo de configuração.
Além disso, você pode obter as configurações de IMAP, POP3 e SMTP do Office 365 na tabela abaixo. Consulte o manual do seu cliente de e-mail para saber onde inserir essas configurações:
IMAP | POP3 | SMTP |
outlook.office365.com | outlook.office365.com | smtp.office365.com |
Porta: 993 | Porta: 995 | Porta: 587 |
Criptografia: SSL/TLS | Criptografia: SSL/TLS | Criptografia: SSL/TLS |
Como solicitar
Clique em "Solicitar serviço" e preencha o formulário.
Atividades
- Configuração do Outlook;
- Reparação de erros no Outlook;
- Configuração do Thunderbird;
- Reparação de erros no Thunderbird.
Dependência Técnica
- É necessário que o usuário possua um conta do e-mail institucional da UnB e a licença do software utilizado.
Normas e Tutoriais
Site Office 365: https://www.office.com
Site Outlook Web: https://www.outlook.com
Site de auxílio e aprendizado ao Office 365: https://support.microsoft.com/pt-br/microsoft-365
Site de sistema SEI/UnB: https://sei.unb.br
Servidor(es) da UnB (Técnico e Docente), dúvidas sobre o Office 365, clique aqui.
Aluno regular da UnB, dúvidas sobre o Office 365, clique aqui.
Serviço de Listas
Descrição
O serviço de Listas de Discussão tem por objetivo abranger um número de usuários (membros da Lista) que desejam discutir ou ser informados pelo moderador da Lista sobre um determinado assunto, disciplina, tópico ou pesquisa. As Listas atuam como um redirecionamento de e-mail (não é uma conta de e-mail propriamente dita) onde o membro ou moderador da Lista ao receber uma mensagem eletrônica sobre um assunto específico resolve encaminhá-la para o e-mail da Lista, desta forma a Lista se encarregará de enviar a referida mensagem a todos os membros cadastrados na Lista.
Quem pode solicitar
Servidores do quadro permanente da UnB (técnico-administrativos e docentes). Para isso, procure o Agente de Relacionamento do seu setor e solicite a ele(a) para abrir chamado no Portal de Serviços da STI (www.servicostic.unb.br).
Como solicitar
Para solicitar a criação da sua Lista de Discussão ou Informativa siga as seguintes orientações:
- Clique em "Solicitar serviço", acesse o sistema eletrônico de abertura de chamados do STI e preencha o formulário informando:
- Sugestão do nome da Lista (precedida de O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. sem espaços em branco, acentos ou caracteres especiais);
- Nome completo, e-mail, fones de contato do futuro moderador da Lista. Este colaborador deve possuir vínculo com a UnB - docente ou servidor do quadro; e
- Descrição da Lista (dizer a finalidade da Lista) e a sua validade - tempo de duração que a Lista deve ficar ativa. Se este tempo for indefinido, especificar que a Lista é permanente.
- Anexe à solicitação a listagem inicial dos novos membros.
- Após a abertura da solicitação, esta será analisada e tendo a sua aprovação, será executada a criação da Lista e o seu solicitante receberá um e-mail explicando como deve acessar e administrar a Lista recém criada.
- Para manusear as Listas, favor consultar os Manuais do Usuário e ou Moderador na aba Manuais.
Clique em "Solicitar serviço" e preencha o formulário.
Dependência Técnica
Tipos de Listas de Discussão disponibilizadas pela STI da UnB:
- Discussão – Somente os membros inscritos pelo administrador podem postar uma mensagem eletrônica. Caso uma mensagem seja postada por um não membro a mesma ficará pendente para aprovação ou não pelo Moderador;
- Informativa – Somente o Moderador poderá postar na Lista e todos os membros receberão a mensagem; e
- Moderada – Qualquer membro da Lista poderá postar, porém esta mensagem somente será enviada após a aprovação do Moderador.
Listas de Discussão - São Listas onde todos os seus membros poderão enviar e/ou responder as mensagens eletrônicas encaminhadas para a Lista.
Listas Informativas - São Listas apenas de caráter informativo, onde somente o moderador da lista envia uma mensagem eletrônica e todos os membros cadastrados recebem a postagem, entretanto estes apenas leem a mensagem, sem discutir o assunto ou enviar uma resposta. Estas Listas são usadas mais para divulgação de boletins institucionais, eventos e informes das secretarias dos centros de custos da UnB e das faculdades ao seu corpo técnico e acadêmico. O sistema de envio de informes a REDUnB - InformeUnB é um exemplo de Lista Informativa.
Listas Moderadas - São Listas em que todos os membros podem postar mensagens, porém serão enviadas somente após a aprovação ou não do Moderador.