ESTUDANTE

Perguntas Frequentes (FAQ): ESTUDANTES

Como acessar o e-mail da UnB

O acesso ao e-mail institucional acadêmico da UnB se dará pela plataforma do Office 365 (https://www.office.com/) e dentro da plataforma acessando o Outlook ou diretamente pelo site do Outlook em https://outlook.com.
O login do aluno no Office/Outlook será a sua matrícula de aluno regular da UnB acrescida da terminação @aluno.unb.br e a senha será a mesma senha que lhe permite acesso ao sistema SIGAA. Como exemplo, se o aluno possui a matrícula 2019123456 o seu login será 2019123456@aluno.unb.br mais a senha da UnB.

Apelido de e-mail de aluno da UnB, como é gerado?
Todo aluno receberá um apelido (alias) de e-mail que será gerado eletronicamente pelo sistema quando da inserção do aluno no sistema acadêmico da UnB. Este apelido de e-mail é gerado baseado no nome documental do aluno e não pode ser modificado para não gerar duplicidades de e-mail e manter o padrão. Modificações serão permitidas somente se o aluno alterou em seu documento de identificação o seu próprio nome ou o seu nome social e deverá solicitar essa mudança primeiramente a SAA através do e-mail saaatendimento@unb.br .
 
Como exemplo prático, se o nome do aluno que possui a matrícula da UnB 2019123456 for Antônio Jorge da Silva, o seu e-mail poderá ser antonio.silva@aluno.unb.br , porém o seu login de acesso na Suíte do Office 365 e para acesso ao Outlook continuará sendo 2019123456@aluno.unb.br mais a mesma senha do sistema SIGAA.
Como troco a senha do meu e-mail da UnB
– A senha para acesso ao E-mail de aluno é a mesma senha para acessar o sistema SIGAA. – A troca de senha do E-mail de aluno é realizada através do Portal SIG UnB. – Alteração da senha dentro do Portal SIGAA: Acesse https://sig.unb.br/sigaa informe suas credencias (O nome de usuário do SIGAA é a sua matrícula sem o @aluno.unb.br) e clique em “Alterar senha” no menu superior direito.
SIGAA alterar senha
      • Clique em “Clique Aqui para Alterar a sua Senha
SIGAA 2
    • Informe a senha atual, a nova senha, confirme e clique em “Alterar Dados
    • Aguarde até 5 minutos após a troca da senha para que a mesma seja sincronizada com os demais serviços da STI. Ou seja, esta mesma senha deverá ser usada para acesso ao SIGAA, Office365 ou Outlook, Teams, One Drive, UnB Wireless, Eduroam e Rede CAFe.
Esqueci a senha do meu e-mail de aluno e do SIG UnB, o que fazer?
Caso tenha esquecido a senha de acesso ao SIGAA, você pode recadastrá-la clicando no link: https://sig.unb.br/admin/public/recuperar_senha.jsf, no campo Login informe sua matrícula e no campo E-mail Cadastrado seu e-mail alternativo cadastrado no SIGAA.
 
Recuperar senha SIGAA
Feito isso, será enviado um link para seu e-mail alternativo com as instruções de alteração da sua senha.
Aguarde até 5 minutos após a troca da senha para que a mesma seja sincronizada com os demais serviços da STI. Ou seja, esta mesma senha deverá ser usada para acesso ao SIGAA, Office365 ou Outlook, Teams, One Drive, UnB Wireless, Eduroam e Rede CAFe.
Não sei usar o Outlook, o que eu faço?

Não se preocupe. O Outlook é bem fácil de se utilizar. Você pode assistir esse rápido treinamento, em vídeo, que estará apto a utilizar o Outlook Web. 

Como crio um redirecionamento do meu e-mail da UnB para outro e-mail qualquer?

Para criar um redirecionamento ou encaminhamento de e-mail para outro domínio de e-mail, basta seguir estes passos

Como crio filtro de e-mail?

Para criar filtros de e-mail, basta seguir estes passos

Como crio uma assinatura para o meu e-mail da UnB?

Para criar uma assinatura de e-mail, siga estes passos

Existe um limite de envio de e-mails?

Sim, porém os limites são bem altos. Você pode consultar os limites do Office 365 aqui. Caso deseje enviar uma mesma mensagem para vários destinatários, você deve realizar a criação de uma lista de e-mail.

Como recupero mensagens apagadas?

A Microsoft não fornece serviço de backup de e-mail, portanto, a STI não tem como recuperar mensagens apagadas ou deletadas do sistema.
Toda mensagem de e-mail excluída de uma determinada pasta é depositada na pasta “Itens Excluídos” e fica lá armazenada por 30 dias. Portanto, se você removeu uma mensagem ou pasta e quer recuperá-la, verifique se a mesma ainda se encontra nesta pasta, lembrando que, se a mensagem a ser recuperada foi apagada a mais de trinta dias, não será mais possível a sua recuperação.

O e-mail de aluno tem prazo de validade?

Sim. Quando ocorrer o término do seu vínculo com a instituição por algum motivo qualquer (diplomação, júbilo, trancamento, mudança de curso, etc), este e-mail será removido do sistema após 30 (trinta) dias corridos ao término do vínculo e o aluno perderá o acesso ao seu e-mail acadêmico e também ao Office 365 da UnB.

Cabe exclusivamente ao aluno efetuar suas cópias de segurança e de backup das suas mensagens de correio e arquivos armazenados no Office da UnB antes de ter seu vínculo suspenso pela Instituição.

A STI/UnB não efetua recuperação de conta de e-mail de aluno já expirada e nem faz backup dos arquivos e pastas do Office 365 da UnB.

Resolvi mudar de curso ou obtive dupla diplomação, o que acontecerá com o e-mail de aluno?

Caso o(a) aluno(a) concluir um curso e ser contemplado em Edital de dupla diplomação, este será registrado em um segundo curso e receberá um novo número de matrícula. Consequentemente, o(a) aluno(a) terá um novo e-mail institucional (vinculado à nova matrícula) e permanecerá também com o e-mail relacionado a primeira matrícula até a finalização do primeiro curso ou sua desvinculação do sistema. Ou seja, se o aluno (a) estiver cursando dois cursos com matrículas distintas ao mesmo tempo, ele obterá dos e-mails de aluno respectivamente.

Cabe ressaltar que o acesso ao e-mail vinculado à matrícula do curso anterior é encerrado 30 (trinta) dias após a conclusão do curso (primeiro curso). Neste mesmo sentido, quando o(a) aluno(a) realiza novo processo seletivo para o mesmo curso ou curso distinto do que está matriculado, receberá um novo número de matrícula, consequentemente novo e-mail institucional e, o acesso ao e-mail vinculado à matrícula do curso anterior é encerrado 30 (trinta) dias, após o cancelamento da matrícula anterior.

Cabe exclusivamente ao aluno efetuar suas cópias de segurança e de backup das suas mensagens de correio e arquivos armazenados no Office da UnB antes de ter seu vínculo suspenso pela Instituição.

A STI/UnB não efetua recuperação de conta de e-mail de aluno já expirada e nem faz backup dos arquivos e pastas do Office 365 da UnB.

Como configuro um programa cliente de e-mail no meu computador?

Caso o usuário preferir usar o e-mail institucional dentro de outro programa cliente de e-mail distinto do outlook, deverá buscar as informações necessárias diretamente no site do programa escolhido para a correta configuração e compatibilidade com os serviços e mecanismos de autenticação do Outlook (Microsoft).

Como configurar o e-mail da UnB em outros provedores de correio eletrônico, como por exemplo no Gmail, ICloud Mail, Yahoo! Mail, e outros?

Caso o usuário preferir usar o e-mail institucional dentro de outro serviço de e-mail, deverá buscar as informações necessárias para correta configuração e compatibilidade com os serviços e mecanismos de autenticação do Outlook (Microsoft) no portal do provedor do serviço.

NOTA IMPORTANTE:
Informamos que a STI não homologa, não configura e não dá suporte ao funcionamento de ferramentas de correio eletrônico de terceiros.

Como configurar o Outlook com outras contas de e-mail, como Gmail, por exemplo?
A Microsoft disponibiliza em seu sítio informações de como adicionar outras contas de e-mail a sua conta do outlook. Para maiores informações, consulte o sítio da Microsfot (https://support.microsoft.com/en-us/office/add-a-gmail-account-to-outlook-70191667-9c52-4581-990e-e30318c2c081). 
 
NOTA IMPORTANTE:
Informamos que a STI não homologa, não configura e não dá suporte ao funcionamento de ferramentas de correio eletrônico de terceiros.
Qual o mecanismo de autenticação do Outlook?
No dia 03/10/2022 a Microsoft descontinuou o método de autenticação básica no Exchange Online. Por muitos anos, os aplicativos usaram a autenticação básica para se conectar a servidores, serviços e terminais de API. A autenticação básica significa simplesmente que o aplicativo envia um nome de usuário e uma senha a cada solicitação, e essas credenciais também costumam ser armazenadas ou salvas no dispositivo. Tradicionalmente, a autenticação básica é habilitada por padrão na maioria dos servidores ou serviços e é simples de configurar.
A simplicidade não é nada ruim, mas a autenticação básica torna mais fácil para os invasores capturarem as credenciais do usuário (especialmente se as credenciais não forem protegidas por TLS), o que aumenta o risco de essas credenciais roubadas serem reutilizadas em outros pontos de extremidade ou serviços.
 
Essa decisão exige que os clientes mudem de aplicativos que usam autenticação básica para aplicativos que usam autenticação moderna. A autenticação moderna (autorização baseada em token OAuth 2.0) tem muitos benefícios e melhorias que ajudam a atenuar os problemas na autenticação básica. Por exemplo, os tokens de acesso OAuth têm um tempo de vida útil limitado e são específicos para os aplicativos e recursos para os quais são emitidos, portanto, não podem ser reutilizados.
 
Informamos que a STI não homologa e não garante o funcionamento de ferramenta de terceiros.
Em caso de problemas não abarcados nesta FAQ, como devo proceder?
A Secretaria de Tecnologia da Informação da UnB NÃO é responsável pelo suporte técnico aos produtos e aplicativos disponibilizados pela Suíte do Office 365 da Microsoft. Em casos de problemas técnicos com o serviço de e-mail, a Secretaria de Tecnologia da Informação servirá como um canal de comunicação entre o suporte técnico da Microsoft e os usuários da UnB; 
Para dúvidas em relação ao uso do e-mail da UnB dentro do Office 365, acesse o Suporte ao Office 365. 
Para dúvidas quanto aos dados funcionais cadastrados de servidor, entre em contato com o DGP pelo e-mail dgpatendimento@unb.br 
Qualquer demanda de serviço referente ao e-mail da UnB, abrir chamado no Portal de Serviços da STI. 
A conta de e-mail funcional do servidor do quadro da UnB (ativo ou aposentado) permanece em uso até que o mesmo venha a falecer ou deixar de pertencer ao sistema de pagamento do Governo Federal pela UPAG da UnB, perdendo assim seu vínculo com a instituição. Todos as regras, direitos e deveres relativos ao sistema de correio eletrônico da UnB existentes para os servidores da ativa da UnB também se aplicam aos servidores técnicos administrativos e docentes inativos da UnB. 
Para acessar o Termo de uso, política de privacidade e competências referente ao Sistema de Correio Eletrônico da UnB, clique no link: “Norma E-mail da UnB” 
Pular para o conteúdo