Como acessar o e-mail de aluno da UnB?
O acesso ao e-mail institucional acadêmico da UnB se dará pela plataforma do Office 365 (https://www.office.com/) e dentro da plataforma acessando o Outlook ou diretamente pelo site do Outlook em https://outlook.com.
O login do aluno no Office/Outlook será a sua matrícula de aluno regular da UnB acrescida da terminação @aluno.unb.br e a senha será a mesma senha que lhe permite acesso ao sistema SIGAA. Como exemplo, se o aluno possui a matrícula 2019123456 o seu login será Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. mais a senha da UnB.
Apelido de e-mail de aluno da UnB, como é gerado?
Todo aluno receberá um apelido (alias) de e-mail que será gerado eletronicamente pelo sistema quando da inserção do aluno no sistema acadêmico da UnB. Este apelido de e-mail é gerado baseado no nome documental do aluno e não pode ser modificado para não gerar duplicidades de e-mail e manter o padrão. Modificações serão permitidas somente se o aluno alterou em seu documento de identificação o seu próprio nome ou o seu nome social e deverá solicitar essa mudança primeiramente a SAA através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .
Como troco a senha do meu e-mail da UnB?
A senha para acesso ao E-mail de aluno é a mesma senha para acessar o sistema SIGAA.
A troca de senha do E-mail de aluno é realizada através do Portal SIG UnB.
Alteração da senha dentro do Portal SIGAA:
Acesse https://sig.unb.br/sigaa informe suas credencias (O nome de usuário do SIGAA é a sua matrícula sem o @aluno.unb.br) e clique em “Alterar senha” no menu superior direito.
- Clique em “Clique Aqui para Alterar a sua Senha”
- Informe a senha atual, a nova senha, confirme e clique em “Alterar Dados”
- Aguarde até 5 minutos após a troca da senha para que a mesma seja sincronizada com os demais serviços da STI. Ou seja, esta mesma senha deverá ser usada para acesso ao SIGAA, Office365 ou Outlook, Teams, One Drive, UnB Wireless, Eduroam e Rede CAFe.
Esqueci a senha do meu e-mail de aluno e do SIG UnB, o que fazer?
Caso tenha esquecido a senha de acesso ao SIGAA, você pode recadastrá-la clicando no link: https://sig.unb.br/admin/public/recuperar_senha.jsf, no campo Login informe sua matrícula e no campo E-mail Cadastrado seu e-mail alternativo cadastrado no SIGAA.
Feito isso, será enviado um link para seu e-mail alternativo com as instruções de alteração da sua senha.
Aguarde até 5 minutos após a troca da senha para que a mesma seja sincronizada com os demais serviços da STI. Ou seja, esta mesma senha deverá ser usada para acesso ao SIGAA, Office365 ou Outlook, Teams, One Drive, UnB Wireless, Eduroam e Rede CAFe
{slider title="Possuo mais de um vínculo ativo nos sistemas SIG UnB, como recupero a senha do e-mail cadastrado em um dos vínculos especificamente sem alterar a senha do outro vínculo? " open="false"}
Apesar do usuário possuir dois ou mais vínculos ativos no SIG, ele consegue trocar a senha de forma separada, ou seja, consegue trocar a senha do e-mail de cada vínculo de forma independente.
Ao efetuar login no SIGAA, quando o usuário possuir mais de um vínculo, a tela de escolha de vínculo vai aparecer. Ao escolher o vínculo que deseja trocar a senha, o botão no canto superior direito de "Alterar Senha" estará relacionado aquele vínculo escolhido e dessa forma basta preencher as informações corretas conforme solicitado no Popup "Alterar Senha" e finalizar a execução do processo.
Observação: Caso o usuário esteja sem acesso ao SIG UnB, a recuperação da senha do SIG UnB será feita pela tela de "Esqueceu a Senha?" onde deve-se inserir os dados de conta relacionados ao tipo de usuário cadastrado no SIGAdmin.
Exemplo: Um discente da UnB com matrícula ativa de aluno no SIGAA, depois de algum tempo, tornou-se professor ou colaborador externo e recebeu outro vínculo ativo no SIGAA, porém ele esqueceu a senha de acesso ao SIGAA, para recuperá-la ele deverá clicar no botão "Esqueceu a Senha?" e preencher os campos de acordo com o e-mail alternativo cadastrado no seu perfil de aluno primeiramente. Após ele atualizar a senha de acesso ao SIGAA, ao entrar no sistema, ele irá marcar o vínculo de professor ou colaborador externo e clicar no botão "Alterar Senha" onde irá preencher os campos solicitados e dessa maneira, ao completar a transação, terá replicada para o Office 365 da UnB a nova senha de acesso a sua conta de e-mail referente ao seu cadastro de professor ou colaborado externo.
Observação importante: Para todos os casos, após a troca da senha, as credenciais de acesso aos serviços do AD-UnB, Office 365, UnB Wireless, EduRoam, Rede CAFe e do Portal de Serviços da STI (Servicostic) serão unificadas. Com isso, você terá uma única senha de acesso para todos estes serviços oferecidos pela STI/UnB.
Não sei usar o Outlook, o que eu faço?
Não se preocupe. O Outlook é bem fácil de se utilizar. Você pode assistir esse rápido treinamento, em vídeo, que estará apto a utilizar o Outlook Web.Como crio um redirecionamento do meu e-mail da UnB para outro e-mail qualquer?
Para criar um redirecionamento ou encaminhamento de e-mail para outro domínio de e-mail, basta seguir estes passos.
Como crio uma assinatura para o meu e-mail da UnB?
Para criar uma assinatura de e-mail, siga estes passos.
Como recupero mensagens apagadas?
A Microsoft não fornece serviço de backup de e-mail, portanto, a STI não tem como recuperar mensagens apagadas ou deletadas do sistema.
Toda mensagem de e-mail excluída de uma determinada pasta é depositada na pasta “Itens Excluídos” e fica lá armazenada por 30 dias. Portanto, se você removeu uma mensagem ou pasta e quer recuperá-la, verifique se a mesma ainda se encontra nesta pasta, lembrando que, se a mensagem a ser recuperada foi apagada a mais de trinta dias, não será mais possível a sua recuperação.
O e-mail de aluno tem um prazo de validade?
Sim. Quando ocorrer o término do seu vínculo com a instituição por algum motivo qualquer (diplomação, júbilo, trancamento, mudança de curso, etc), este e-mail será removido do sistema após 30 (trinta) dias corridos ao término do vínculo e o aluno perderá o acesso ao seu e-mail acadêmico e também ao Office 365 da UnB.
Cabe exclusivamente ao aluno efetuar suas cópias de segurança e de backup das suas mensagens de correio e arquivos armazenados no Office da UnB antes de ter seu vínculo suspenso pela Instituição.
A STI/UnB não efetua recuperação de conta de e-mail de aluno já expirada e nem faz backup dos arquivos e pastas do Office 365 da UnB.
Resolvi mudar de curso ou obtive dupla diplomação, o que acontecerá com o meu e-mail de aluno?
Caso o(a) aluno(a) concluir um curso e ser contemplado em Edital de dupla diplomação, este será registrado em um segundo curso e receberá um novo número de matrícula. Consequentemente, o(a) aluno(a) terá um novo e-mail institucional (vinculado à nova matrícula) e permanecerá também com o e-mail relacionado a primeira matrícula até a finalização do primeiro curso ou sua desvinculação do sistema. Ou seja, se o aluno (a) estiver cursando dois cursos com matrículas distintas ao mesmo tempo, ele obterá dos e-mails de aluno respectivamente.
Cabe ressaltar que o acesso ao e-mail vinculado à matrícula do curso anterior é encerrado 30 (trinta) dias após a conclusão do curso (primeiro curso). Neste mesmo sentido, quando o(a) aluno(a) realiza novo processo seletivo para o mesmo curso ou curso distinto do que está matriculado, receberá um novo número de matrícula, consequentemente novo e-mail institucional e, o acesso ao e-mail vinculado à matrícula do curso anterior é encerrado 30 (trinta) dias, após o cancelamento da matrícula anterior.
Cabe exclusivamente ao aluno efetuar suas cópias de segurança e de backup das suas mensagens de correio e arquivos armazenados no Office da UnB antes de ter seu vínculo suspenso pela Instituição.
A STI/UnB não efetua recuperação de conta de e-mail de aluno já expirada e nem faz backup dos arquivos e pastas do Office 365 da UnB.
Como configuro um programa cliente de e-mail no meu computador?
Caso o usuário preferir usar o e-mail institucional dentro de outro programa cliente de e-mail distinto do outlook, deverá buscar as informações necessárias diretamente no site do programa escolhido para a correta configuração e compatibilidade com os serviços e mecanismos de autenticação do Outlook (Microsoft).
Como configurar o e-mail da UnB em outros provedores de correio eletrônico, como por exemplo no GMAIL, ICloud Mail, Yahoo! Mail, e outros?
Caso o usuário preferir usar o e-mail institucional dentro de outro serviço de e-mail, deverá buscar as informações necessárias para correta configuração e compatibilidade com os serviços e mecanismos de autenticação do Outlook (Microsoft) no portal do provedor do serviço.
NOTA IMPORTANTE:
Informamos que a STI não homologa, não configura e não dá suporte ao funcionamento de ferramentas de correio eletrônico de terceiros.
Como configurar o Outlook com outras contas de e-mail, como Gmail, por exemplo?
Qual o mecanismo de autenticação do Outlook?
Como faço para configurar a autenticação de multifator (MFA) no Office 365 da UnB?
Em caso de problemas não abarcados nesta FAQ, como devo proceder?
Para dúvidas em relação ao uso do e-mail da UnB dentro do Office 365, acesse o Suporte ao Office 365.
A conta de e-mail funcional do servidor do quadro da UnB (ativo ou aposentado) permanece em uso até que o mesmo venha a falecer ou deixar de pertencer ao sistema de pagamento do Governo Federal pela UPAG da UnB, perdendo assim seu vínculo com a instituição. Todos as regras, direitos e deveres relativos ao sistema de correio eletrônico da UnB existentes para os servidores da ativa da UnB também se aplicam aos servidores técnicos administrativos e docentes inativos da UnB.
Para acessar o Termo de uso, política de privacidade e competências referente ao Sistema de Correio Eletrônico da UnB, clique no link: "Norma E-mail da UnB"